A dupla Harden-Embiid que se tornou num trio

por mar 4, 2022

Nota prévia: O título do artigo não pretende, de maneira alguma, fazer um comentário indireto ao possível excesso de peso da nova dupla de super-estrelas de Philadelphia.

Era de esperar, mas se calhar não tão cedo. Juntar dois jogadores com o QI de Harden e Embiid está a dar frutos para Doc Rivers e os 76ers. A amostra é pequena e os adversários têm defesas medianas num dia bom. Mas a química está lá, é notória e deixa toda uma cidade finalmente a suspirar por um título.

Para juntar a isso, outro jogador tem aproveitado ao máximo a falta de atenção que as defesas lhe dão para aproveitar da melhor maneira os seus pontos fortes. Tyrese Maxey deixou de ser tão ball dominant e passou a poder aproveitar o espaço dado, aparecendo no sítio certo em cortes, closeouts e lançando, pelo menos para já, a um nível extraordinário.

Bloqueio Direto

É o prato principal dos novos Sixers e, acreditem, isto é só o início. A equipa de Philadelphia vai andar a spammar bloqueios diretos a torto e a direito entre o Barbas e JoJo e, sinceramente, porque não haviam de o fazer? Vão obrigar constantemente as defesas adversárias a escolher o menos mau dos dois mundos: dar espaço a Harden ou dar espaço a Embiid. Ou então não dar espaço a nenhum deles e deixar um jogador para os restantes três.

Antes da chegada de James Harden, Joel Embiid era o claro foco das defesas adversárias. Mas os Sixers pouco usavam o bloqueio direto. Aliás, eram a equipa que menos o faziam. Apenas 3% das jogadas envolvendo o camaronês eram bloqueios diretos, embora este conseguisse 1.43 pontos por posse (PPP).

Com a chegada de Harden, o envolvimento de Embiid em bloqueios diretos subiu para 17% do total das suas posses, com uns impensáveis 1.92 PPP. O segredo está na atenção que Harden acarta como portador de bola e na capacidade que Embiid tem para ler defesas e aparecer nas costas. A partir do momento em que recebe a bola debaixo do cesto, não há ninguém que lhe faça frente.

Para Harden, a grande diferença em relação a Brooklyn passa a ser o regresso à dominância com bola. Sem Durant e Irving, Harden é a opção número um, passando de 25.8% para 38.6% das suas ações serem bloqueios diretos. A eficiência também aumentou (1.02 para 1.27 PPP), apesar da amostra ser bem menor.

Harden beneficia da atenção interior que Embiid tem, enquanto que os seus números nos Nets sofrem um pouco, primeiro, com a dominância na bola de KD e, depois, com a ausência de Durant a levar a atenção para Harden.

Post Ups

Uma diferença bastante notória para já tem sido o número de posses de Embiid no poste. Raramente tem tido bola e está a marcar apenas 0.67 pontos por posse neste momento, enquanto que antes ia em 1.08 PPP na temporada. Um claro comprometimento com um estilo diferente de basquetebol, deixando a bola mais vezes com James Harden.

Transição

James Harden trouxe para Philadelphia um jogo mais rápido, aumentando a velocidade e o número de transições. Algo que tem beneficiado Embiid. O poste dos Sixers corre mais e melhor, aproveitando o balanço em contra-ataque. Embiid dobrou para já as posses em transição, com 1.67 pontos por posse, ao invés dos 1.25 anteriores.

Quem também tem beneficiado da transição é o ultra-rápido Tyrese Maxey. Seja a sair em velocidade pós-ressalto ou aproveitando a atenção dada a Harden quando puxa a equipa para a frente, Maxey é um ótimo finalizador em velocidade, com agilidade e um controlo corporal que lhe permite evitar defesas a alta velocidade. Aumentou as posses em transição em 11%, passando de 1.24 para 1.42 pontos por posse.

Jogo Fora da Bola

Tirando os 76ers como um todo, Tyrese Maxey é talvez quem mais ganhou com a chegada de James Harden a Philadelphia. A atenção dada ao base e a Embiid permite a Maxey receber sozinho ou com apenas um defesa a chegar em closeout, atacando o closeout para uma finalização fácil. Maxey está a marcar uns extraordinários 1.8 PPP num maior número de repetições em catch and drives, comparando com os 1.09 PPP anteriores.

Embora seja de esperar um regresso à normalidade, os 1.5 pontos por posse em situações de catch and shoot para Maxey são encorajadores, comparando com os 1.11 anteriores. A diferença está somente no espaço dado pelos defesas e atenção que Embiid e Harden acarretam.

São apenas três jogos, mas os sinais são muito encorajadores: os Philadelphia 76ers ficaram a ganhar com a troca. O duo Harden-Embiid é letal no bloqueio direto e traz para si demasiada atenção, algo que os colegas certamente agradecem. Tyrese Maxey pode ser muito mais vezes utilizado fora da bola, com muito mais espaço para usar a sua velocidade e capacidade para atacar o cesto. Estes Sixers representam uma série ameaça aos favoritos no Este, enquanto Harden e Embiid se forem entendendo. Estou curioso para perceber o que as defesas elite da liga podem fazer e que problemas podem criar, mas tudo aponta para uma equipa muito complicada de bater em Philly.

por ANTÓNIO DIAS [@antoniodias_pt]

Autor

António Dias

Subscreva a nossa Newsletter