A nova vida defensiva do MVP

por dez 16, 2021

A temporada de Nikola Jokic tem sido, novamente, incrível. O atual MVP (Sim, a sério. Eu sei que já se tinham esquecido) coleciona 26.6 pontos, 13.6 ressaltos e 7.5 assistências por jogo nuns Denver Nuggets que estariam nos últimos lugares sem ele. O sérvio deu mais um passo em frente esta época, adicionando ao extraordinário ano anterior.

Mas por muito que o jogo ofensivo da equipa de Mike Malone passe pelo seu poste, o lado defensivo do jogo de Nikola deixava sempre a desejar. E foi aí que Jokic deu um maior salto. De entre os jogadores com minutos consistentes, Jokic é segundo em defensive rating e defensive win shares (que calcula quanto um jogador contribui para as vitórias da sua equipa defensivamente). Não querendo com isto dizer, de todo, que Jokic é um grande defensor, mas os Nuggets defendem melhor com Jokic em campo.

Na temporada transata, Jokic era 129.º em defensive win shares em toda a NBA. Em 2021/22, com um terço jogado, Jokic é 7.º. Em termos de defensive rating, a subida vai do 264.º para o 71.º. Na época passada, os Denver Nuggets tinham um defensive rating de 111.5, enquanto Jokic tinha 112.6 (ou seja, a defesa da equipa piorava com o sérvio). Este ano, Denver tem um rating defensivo de 109.2, com Jokic a melhorar para os 101.3.

Isto não é um acaso, como vamos ver a seguir. E, embora haja ainda muito trabalho a ser feito nesse campo, o facto do poste dos Nuggets não piorar a sua equipa defensivamente faz com que o seu trabalho ofensivo seja ainda mais produtivo.

Leitura defensiva

Um ponto de clara melhoria para Jokic é a defesa fora da bola, leitura e reação aos cortes. Segundo o InStat, Jokic permite 0.99 pontos por posse em cortes (eram 1.15 na temporada passada). Os Nuggets usam os outros defesas em ajuda, para não obrigar Jokic a tanto movimento de dentro para fora e o sérvio preocupa-se mais em encontrar quem aparece em movimento após controlar a penetração do portador da bola.

Por outro lado, podemos ver a dificuldade de Jokic nesses momentos em que tem de controlar a penetração e regressar ao seu jogador no pick and pop. Acaba por recuar demasiado em certos momentos no bloqueio, mesmo quando o base não procura a penetração. Se a equipa não está pronta a sair, o poste terá um lançamento absolutamente sozinho.

Saída ao portador da bola em bloqueio direto

Tocando ainda no ponto anterior, é quando Jokic se encontra mais próximo do bloqueio e tenta negar à partida a penetração, que tem melhores resultados. Obriga o jogador com bola a decidir mais rápido e retira a possibilidade deste lhe chegar em velocidade e ultrapassá-lo facilmente. Jokic permite, nesta temporada, 0.82 pontos por posse aos ball handlers após bloqueio direto, numa melhoria de 0.06 PPP em relação a 20/21. A melhoria não é astronómica, mas prova também que era aqui que Jokic já conseguia criar problemas.

O problema está quando o sérvio obriga o base a passar. A recuperação para o seu jogador é lenta e, por vezes, parece que a vontade não está lá. Jokic espera que os colegas da ajuda resolvam o problema, mas contra postes bastante físicos ou atléticos, estarão sempre em desvantagem.

Contenção da penetração

A faceta defensiva mais interessante de Jokic está aqui. 0.91 PPP em 2021/22 em lances de receção e penetração para o cesto, uma descida de 0.10 comparativamente ao ano passado. Há um maior controlo corporal do poste, maior facilidade em virar o corpo e mexer os pés, reagindo a rápidas paragens e mudanças de direção. Seja a levar o jogador para o lado da ajuda ou a tapar o caminho para o cesto, nota-se uma clara melhoria neste aspeto.

O caso muda de figura quando os jogadores têm tempo para pensar e se encontram “numa ilha” com Jokic. Frente a jogadores mais rápidos, acaba por deixar mais espaço para não permitir a penetração, dando o lançamento. Quando o sérvio defende mais próximo, acaba ultrapassado já que o atacante teve tempo para perceber qual o lado que atacar e preparar o ataque ao cesto.

A campanha para renovação do prémio de MVP está em marcha. O sérvio melhorou dos dois lados do campo e, se do lado ofensivo, já parecia complicado fazê-lo, do lado defensivo, toda a ajuda é pouca para os Nuggets e terem o seu melhor jogador como uma peça capaz nessa zona é muito positivo.

Reforço que não este artigo não se tenta colar a etiqueta de defensor premium em Jokic. Aliás, podem ver as dificuldades que ainda apresenta em vários momentos defensivos. Porém, o crescimento é claro e se a presença do Joker na defesa torna os Nuggets numa equipa melhor, num ano novamente fustigado por lesões, então há que dar o devido mérito.

por ANTÓNIO DIAS [@antoniodias_pt]

Autor

António Dias

Subscreva a nossa Newsletter