Artigos

As previsões de Ticha Penicheiro para a nova época da NBA

Ticha Penicheiro, lenda e Hall of Famer da WNBA, tem uma olhar mais do que avalizado sobre a modalidade. Numa entrevista exclusiva ao Borracha Laranja, a antiga internacional portuguesa e agora agente de jogadores lançou um olhar sobre a nova época da NBA, apostou nos favoritos ao título e aos prémios individuais, apresentou uma previsão ousada e deixou a certeza de que, este ano, a competitividade vai ser imagem de marcar da liga norte-americana.

Que expectativas tens para a próxima temporada da NBA?
Tenho curiosidade em saber como os jogadores se encaixam nas novas equipas, depois das muitas mudanças que houve no Verão, principalmente de grandes estrelas. Há muita paridade na liga e é dificil dizer quem é o maior candidato ao título, mas uma coisa é certa: vai ser uma liga muito competitiva.

Que equipa se reforçou melhor este Verão?
A equipa que melhor se reforçou foram os Los Angeles Clippers. Adicionaram duas superestrelas, Kawhi Leonard e Paul George, a uma equipa que já era bastante sólida. Ainda por cima, são duas superestrelas que defendem e isso pode ser importante nos playoffs. E são ambos humildes, o que faz com que possam encaixar no contexto de equipa do treinador Doc Rivers.

Qual é contratação mais subvalorizada?
Malcolm Brogdon, para os Indiana Pacers. É um excelente jogador, que foi ROY em Milwaukee. Dos jogadores que ninguém fala, acredito que é o que vai render mais na nova equipa.

Que equipa vai ganhar o Este?
Embora os Milwaukee Bucks tenham terminado a fase regular na época passada no primeiro lugar da conferência Este, aposto nos Philadelphia 76ers. O Ben Simmons trabalhou muito durante o Verão para melhorar o seu lançamento exterior, embora eu considere que ainda não vá tirar grande partido disso nesta temporada. As contratações do Al Horford e do Josh Richardson são importantes e é por isso tudo que, para mim, os 76ers são os favoritos a vencer a conferência.

O que nos reserva o “wild, wild West”?
No Oeste vale tudo menos arrancar olhos. Gosto muito dos Portland Trailblazers, mas o Hassan Whiteside é um ponto de interrogação. Também gosto dos Utah Jazz. Não se fala muito destas equipas, mas têm bons treinadores e são equipas com experiência e capacidade para surpreender. E os New Orleans Pelicans têm fome e podem, também, ser uma surpresa no Oeste.

Quais são as tuas apostas para os prémios individuais?
MVP para Anthony Davis, ROY para Zion Williamson, DPOY para Joel Embiid, MIP para De’Aaron Fox, 6th Man of the Year para Kyle Kuzma e COY para Doc Rivers.

Qual é a tua previsão ousada para esta época?
Previsão ousada é mesmo tentar acertar em quem vai ganhar o título, num ano tão competitivo como este. Para mim, será entre Clippers e Lakers. Por isso, a minha previsão ousada é que o Chris Paul vai mudar-se para os Miami Heat durante a época e, assim, levar a equipa da Flórida aos playoffs.