Artigos

Mano a Mano: Finais de Conferência à lupa… do bitaite

As Finais de Conferência da NBA estão debaixo de olho, esta semana, no “Mano a Mano”. Com o Miguel a ganhar novo ascendente e a aumentar a liderança para sete pontos, o Rui precisa de uma semana perfeita de previsões para voltar a encostar no marcador.

 

Miguel Tavares

 

Ainda em relação à ronda anterior do Borracha Laranja:
Sixers fecham com 4-1
Resultado: prognóstico acertado – estou cada vez mais dentro deste belo bandwagon! Cada vez mais dentro!

 Cavs avançam com 4-2
Resultado: progn
óstico falhado – os Cavs avançaram mas não com 4-2. Foi preciso ir à negra para LeBron James e seus companheiros seguirem vivos na competição. Vamos ver até quando.

Celtics seguem em frente
Resultado: prognóstico acertado – Brad Stevens é um génio! E a ele agradeço os 3 pontinhos neste lançamento que poucos acreditariam que iria entrar. Mas foi sem espinhas!

 

Portanto, Finais de Conferência. Duas rondas apenas para se decidir quem será o campeão de 2018 da NBA. Mais importante que isso, duas rondas para sabermos se Rui se mantém no lugar que lhe pertence e se irá acabar por sair premiado com uma bela dança no colo. Como sei que é algo que lhe apraz, vou tentar não desfazer seus sonhos. Nem que para isso tenho de ser o mais avesso ao risco possível.

 

LANCE LIVRE: LeBron James com 25+ pontos

Acredito que a estratégia de Brad Stevens para levar a melhor sobre estes Cavaliers será não permitir que os colegas de LBJ entrem no jogo. Os Celtics vão dar as suas habituais ajudas laterais, provavelmente trocarão em grande parte dos bloqueios, mas irão tentar tirar o espaço de manobra a Korver, Love, Swish, Hill e companhia. Por isso, o ‘King’ James vai marcar, com facilidade 25 ou mais pontos de média nesta ronda.

DUPLO: Warriors chegam a casa com uma vitória no saco

Quando a Final da Conferência Oeste viajar para Oakland, os Warriors vão levar, pelo menos, uma vitória na bagagem. Não sei se será no Jogo1 ou no Jogo2, mas sei que os comandados de Steve Kerr vão vencer um dos primeiros jogos a disputar no Texas. Rockets e seus adeptos, boa sorte com os 3 minutos mais alarmantes da actual NBA

TRIPLO: Warriors e Cavs na final

Uma vez mais a Final será entre estas duas equipas. Os Warriors vão, para meu contentamento, mostrar que os Rockets ainda não têm o que precisam para levar a melhor no Oeste. Podem estar focados nos Dubs, mas ainda não chega. Como adepto do tipo de jogo praticado pelos GSW, digo que a equipa da Bay Area avança para a Final da NBA com o resultado de 4-2. Do outro lado, e não para meu contentamento, os Cavs vão voltar à Final porque LeBron James. Não há muito mais a dizer. A série fica também 4-2 para os Cavs e para um ‘King’ James que ainda vai ser demasiado forte para esta resiliente e promissora equipa de Boston.

 

 

Rui Costa

 

Warriors fecham a eliminatória em casa
Resultado: prognóstico acertado – Tal e qual como previsto. KD marcou 25, KT marcou 24 e os Warriors venceram o quinto jogo, apesar dos 10 pontos, 7 assistências e 5 ressaltos de Manu.

 Triplo-duplo e vitória para Westbrook
Resultado: progn
óstico falhado As estatísticas individuais valem o que valem num jogo colectivo, mas era difícil o RW ter feito mais pela sua equipa. Se não chegou ao triplo-duplo, a responsabilidade foi dos seus companheiros (?) que não meteram a bolinha no cesto: 45+15+7 (vitória), 46+10+5 (derrota).

  Cavs e Raptors sobrevivem, Bucks surpreendem
Resultado: progn
óstico falhado tal e qual como se previu, os Raptors (4-2) e os Cavs (4-3) sobreviveram. Foram os Bucks (3-4) a não conseguir cumprir a sua parte ao caírem aos pés dos Celtics de Horford e Brad Stevens.

 

O ***** do Miguel até pode ganhar esta 1.ª edição do Mano a Mano, mas pelo menos toda a gente vai ficar a saber o coração de guerreiro que há em si, o jovem destemido que ele é, alguém de deixa tudo dentro de campo e joga sem medo… Ahh! Espera lá e risca lá isso, o Miguel é “avesso ao risco”. Uma coisa é certa, eu até posso perder, mas vou fazê-lo da única maneira que sei, a parar e lançar de 8 metros. Esperemos que, em vez do Westbrick, venha ao de cima o Curry que há em mim! Vamos lá ver se os deuses do Olimpo decidem premiar a coragem e a valentia ou a mera cobardia…

 

LANCE LIVRE: LeBron James com média de 30+ e duplo-duplo

Quem me conhece há algum tempo sabe que nunca fui fã da (falta de) elegância de LeBron James no campo de basquete. Dito isto, também reconheço que é o jogador mais completo da história. Ofensiva e defensivamente. Nesta série contra os Celtics vai continuar a carregar a sua equipa às costas marcando, em media, mais de 30 pontos por jogo. Vai ainda, seja no capítulo dos ressaltos ou das assistências, chegar também à casa das dezenas.

DUPLO: Invencibilidade caseira – Warriors mantêm-na e Celtics perdem-na

Nem os campeões em título nem os mais campeões da história conhecem o sabor da derrota jogando em casa nestes playoffs. Apesar do grau de dificuldade subir exponencialmente nesta ronda acredito que os Warriors a vão manter. Já os Celtics de Brad Stevens e os seus fãs vão sentir, pelo menos uma vez, o verdadeiro poder de LeBron James.

TRIPLO: Warriors vs Celtics na final

4-2 para os Warriors e 4-3 para os Celtics. Ambas as equipas vão fechar a eliminatória com uma vitória nas suas próprias casas. Num duelo do basket moderno, os Warriors de Kerr vão superar o maior teste dos últimos anos para de seguida poderem revalidar o título. Já os Celtics, mesmo tendo menos minutos de playoffs que o LeBron James sozinho, graças à cultura que construíram nos últimos anos vão fazer o impensável. Oito anos depois, vão fazer com que o Rei veja as finais do sofá.

 

———

 

Resultado da semana: Miguel 4-1 Rui

Resultado acumulado: Miguel 64-57 Rui

 

por MIGUEL TAVARES e RUI COSTA

Leave a Reply