«Pick & roll» invertido com Zion Williamson [VÍDEO]

por nov 3, 2023

A versatilidade é uma das características mais valorizadas no basquetebol actual. A NBA não é excepção e chegam à liga jogadores com um conjunto de skills cada vez mais completo. Basta olhar para a 1.ª escolha do draft deste ano, Victor Wembanyama, que tem o corpo de um poste, o lançamento de um extremo “atirador” e a técnica individual de um base.

Os jogadores grandes são, talvez, aqueles que mais têm que demonstrar capacidade de se reinventar para terem sucesso na NBA dos nossos dias. E não apenas na versatilidade de skills, mas sobretudo nas posições em que podem ser utilizados, quer no ataque, quer na defesa. Aos bigs de hoje é exigido, por exemplo, que lancem de três pontos e defendam jogadores bem mais pequenos no perímetro.

Há uns que se tentam adaptar e responder às exigências do jogo moderno e há outros que vão um pouco mais longe. Zion Williamson é um big, mas tem “flirtado” com a ideia de se tornar ballhandler. Não tem desenvolvido o lançamento dos 7,25 metros, mas tem sido colocado em posição de utilizar a sua capacidade de manusear a bola e ser criador em 5×5 em meio campo, até mesmo no pick & roll (bloqueio directo).

Mas de que forma?

Autor

Ricardo Brito Reis

Subscreva a nossa Newsletter