Artigos

«Dream Big», o documentário que mostra o sonho de Neemias Queta (VÍDEO)

O documentário ‘Dream Big: Neemias Queta‘, uma curta-metragem do projeto Betclic NXT, que estreou esta quarta-feira, apresenta o basquetebolista português em todo o seu percurso e as dificuldades por que passou até chegar à NBA.

Da autoria do realizador português André Braz, esta obra cinematográfica conta passo a passo a carreira de Neemias Queta, que segundo os amigos e familiares tinha “dois pés esquerdos para jogar futebol e demorava uma eternidade para passar a bola”, motivo pelo qual a dada altura se virou para o basquetebol e ingressou nos escalões de formação do Barreirense.

“Acompanhámos a história dele desde criança, acompanhámos também os momentos antes do dia do ‘draft’. Podem esperar um documentário sobre um sonho realizado. Um sonho realizado com muito esforço e dedicação e assente nos valores transmitidos pela família, que Neemias leva até aos dias de hoje e que permitem estar onde está”, começou por dizer André Braz.

Rodado em contexto de pandemia, o que obrigou o realizador a contratar uma equipa local para as filmagens, fruto da impossibilidade de viajar para os Estados Unidos, o documentário foca muito as raízes do basquetebolista dos Sacramento Kings, não só familiares, como da localidade onde viveu: o Vale da Amoreira (município da Moita, distrito de Setúbal).

“Da parte dele, houve sempre muita abertura. Ele tinha muita vontade que este filme fosse feito, para contar a história dele às pessoas. A parte que mais me surpreende é uma frase dita por um dos treinadores dele no Utah. Ele disse-lhe que ele ia mudar a vida do Neemias, mas que passado estes anos o Neemias é que tinha mudado a vida dele. Isto revela a personalidade do Neemias. Ele tem um impacto muito grande nas pessoas que o rodeiam”, afiançou, desejando querer continuar a contar a história do basquetebolista luso “que acabou de começar”.

A ante-estreia decorreu no cinema do Campo Pequeno, em Lisboa, com a sala cheia. Antes da apresentação do documentário, onde se nota a forte cumplicidade com a mãe, o público foi brindado com uma mensagem em vídeo da ‘estrela’ da NBA.

“Quero agradecer a toda a gente que está na estreia do meu filme. Espero que consigam aprender um pouco mais do que foi a minha vida. Este documentário conseguiu retratar muito bem o que se passou na minha vida, o que tive de superar para poder crescer como pessoa e como atleta. Tanto dentro de campo, como fora dele, sinto que Deus tem muitas bênçãos para mim no futuro. Obrigado”, disse.

DREAM BIG: Neemias Queta

com Agência Lusa

1 Response

  1. HumbertoC

    Verdadeiramente inspirador. O Neemias mostrou sempre ter os pés bem assentes e paciência. Nunca tentou acelerar a sua ida ao Draft. Que possa recuperar rápida e completamente e que possa realmente conseguir o seu espaço nos Kings. Força, King Queta88 Deus te abençoe, meu irmão

Leave a Reply