Mano a Mano: O aprendiz igualou o mestre

por nov 27, 2017

Rui Costa

Esta semana sou um gajo (quase) feliz. Diz o ditado que “quando o discípulo está pronto, o mestre aparece”. Obrigado por teres revelado a humildade que caracteriza os mais sagazes aprendizes. Creio que já aprendeste o que é um triplo. Quando me permites ser mestre de um artista de nome Miguel Ângelo, toda a minha existência ganha um novo significado. Obrigado. Vou tentar agora ensinar-te que os duplos deste jogo não é suposto serem afundanços na tabela de minis – os únicos que tu alguma vez conseguiste – mas, sim, tiros de meia distância, contestados e após drible! Para o comum dos mortais, a quebra de streaks é algo tão normal quanto a terra ser redonda (excepção seja feita ao extraterrestre Kyrie). Obrigado também aos AD/DC por me fazerem acreditar que não sou assim tão maluquinho.

LANCE LIVRE: Lakers passam um mau bocado
Numa semana em que recebem as duas melhores equipas do Oeste, vão às montanhas (Denver) e jogam “fora” o dérbi de LA. Há boas hipóteses dos Lakers passarem uma semana em branco, mas como os Clippers andam a jogar sem bases, vou dizer que a equipa de Lonzo Ball ganha, no máximo, um jogo.

DUPLO: RIP aos Memphis de Marc Gasol
São já oito seguidas para Memphis. É verdade, os Grizzlies levam já oito derrotas consecutivas e, infelizmente para os lados do Tennessee, antevê-se mais uma semana bem difícil para Marc Gasol e companhia – o treinador está tão desesperado que no último jogo até optou por deixar o craque espanhol sentado no banco durante todo o quarto período. Derrota em Cleveland e dobradinha (leia-se derrota a dobrar) contra os Spurs (casa e fora) é a previsão.

TRIPLO: GSW entra em modo campeão
Houston, we have lift off. Os Rockets estão armados em campeões e é por esse motivo que está na hora dos verdadeiros campeões em título fazerem chegar a mensagem aos concorrentes. Numa semana com quatro jogos e em que três são fora de portas, os Warriors vão limpar tudo e todos (Kings, Lakers, Magic e Heat) com uma margem média de vitória superior aos 10 pontos por jogo.

 

Miguel Tavares

Parece que finalmente o Rui percebeu como é que isto se joga. Andou para aí com desenhos atrás de desenhos, a chorar desalmadamente contra as injustiças do cosmos, mas a verdade é que os prognósticos dele continuavam a cair na água e sempre bem longe do porta-aviões e dos submarinos. Na semana finda, parece que finalmente entendeu o que se passa na NBA e acertou dois prognósticos numa semana só. Amigo Rui Costa, isto merece celebração, não? Fico à espera que pagues o jantar para agradecer as semanas de lições de borla que te dei.

LANCE LIVRE: Celtics fazem semana perfeita
Vão ser três jogos e três vitórias para os verdes de Boston. Sem sair do conforto do lar, os C’s vão receber e bater os Detroit Pistons, Philadelphia 76ers e Phoenix Suns. O confronto com os 76ers promete, até porque estarão frente a frente duas das equipas a quem se perspectiva um futuro mais risonho em toda a NBA. Mas, para já, ainda vivemos no presente, e aquilo que Brad Stevens voltou a construir em Boston merece vénias de toda a comunidade NBA. E eu espero prolongar essas vénias até à próxima semana!

DUPLO: Sixers vencem Cavs
Não podia deixar passar em claro um dos jogos mais interessantes da semana: The Process vs The King; Sixers vs Cavs. Com o Ben Simmons em dúvida, este bitaite quase que poderia ser considerado triplo. Mas para evitar mais choradeira do Rui, deixo aqui na terra dos 2 pontos. Os Cavs parecem ter terminado a sua travessia do deserto, apesar de ainda não terem resolvido os problemas em torno dos seus bases (Rose e Thomas), mas visitar Philly não tem sido muito agradável para a maioria das equipas, pelo que se Ben Simmons puder jogar, acredito numa vitória dos 76ers, acompanhada de interessantes tweets de Joel Embiid.

TRIPLO: Houston vão aos 130
Brooklyn Nets e Indiana Pacers em casa, Los Angeles Lakers na estrada. São estes os jogos dos Rockets para esta semana. Se só por si já se esperam festivais ofensivos sempre que James Harden & companhia entram em campo, esta semana essa tónica será ainda mais evidente. Acredito que num dos jogos irão mesmo ultrapassar a fasquia dos 130 pontos marcados.

———-

Resultado da semana: Miguel Tavares 3-3 Rui Costa
Resultado acumulado: Miguel Tavares 14-6 Rui Costa

por MIGUEL TAVARES e RUI COSTA

Autor

Borracha Laranja

Subscreva a nossa Newsletter