Mano a Mano: Que comecem os jogos!

por out 23, 2017

“Sejam bem-vindos ao jogo NBA da semana”. Era com esta saudação que a voz de Carlos Barroca recebia todos os que, pela RTP2, acompanhavam a melhor liga de basquetebol do Mundo – por esses dias, apenas e só, com um único jogo transmitido por semana. Sim, um jogo por semana: um sacrilégio para aquilo que temos hoje em dia, um luxo para o que havia nessa data.

É também assim que vos recebemos neste nosso jogo NBA da semana, o “Mano a Mano”. Sem a qualidade desportiva dos atletas que nos fazem ficar acordados pela madrugada fora, esperamos compensar no esforço, na análise, na tomada de decisão e na provocação.

Neste campeonato de 1 contra 1 temos Rui Costa de um lado e Miguel Tavares do outro. Rui traz consigo a imprevisibilidade, sagacidade e capacidade única de fazer com que os seus treinadores levem as mãos à cabeça. Já Miguel fica-se pela criatividade, espírito combativo e por ainda hoje não ter percebido que lançar ao cesto é uma parte importante do jogo. Está visto que é um duo que se complementa perfeitamente: o Miguel vai fazer o trabalhinho sujo e as assistências, o Rui vai ganhar ou perder os jogos, a lançar até que os braços lhe saltem fora!

Semanalmente serão aqui esgrimidos argumentos, decisões serão tomadas após cuidadosas e detalhadas análises, e pontuações serão contabilizadas. No final, um dos dois sairá vencedor. Mas o verdadeiro objectivo é que quem ganhe sejam todos os que acompanharem este 1×1.

 

Agora passamos a explicar como vai funcionar este “Mano a Mano”. Tudo o que vocês sabem até aqui é que o Rui vai facturar e o Miguel vai ser o bom rapaz, mas qual dos dois sairá a ganhar? E como?

Os moldes da competição são os seguintes. Semanalmente, à segunda-feira, ao melhor estilo do Professor Chibanga e da Maya, os nossos (supostos) especialistas vão chegar-se à frente com três previsões sobre o que acontecerá no planeta NBA. Cada um tem direito a três lançamentos: um Lance livre (vale 1 pontinho), um duplo (vale dois pontos) e um triplo (adivinharam, vale 3 pontos!). Cada prognóstico que se torne realidade será pontuado. No louco caso de algum dos dois acertar os três prognósticos da semana terá direito a um ponto extra de bónus.

Se alguém quiser entrar nesta competição está mais que convidado. Façam o favor de fazer chegar as vossas apostas. Quem sabe os verdadeiros especialistas não estarão desse lado?

Importa ainda dizer que esta brincadeira vai sair “cara” a algum dos dois. O derrotado desta experiência será penitenciado publicamente. O “prémio”? Ainda por decidir, mas também há completa abertura para as vossas sugestões. Digam lá como querem ver um destes meninos sofrer!

Ok. Agora que está tudo a postos, abram-se as hostilidades. Que comecem os jogos!

 

Rui Costa

LANCE LIVRE: Cleveland vai limpar o rabo a meninos (4V-0D)
Este é flagrante. Sem espinhas, mesmo. Os Cleveland vão passar a semana a limpar o rabo a equipas que estão naquela fase em que ainda usam fraldas: Chicago, Brooklyn, New Orleans e New York. Só se o Rei meter baixa (knock, knock na madeira) é que há alguma hipóteses dos Cavs não terminarem a semana com 4-0. Aproveitem para ver os highlights, porque vai ser uma boa semana para LeBron, Green e até o Wade mandarem umas cravadelas valentes!

DUPLO: San Antonio continua perfeito
Os “meus” Spurs recebem Toronto na segunda-feira e depois vão numa minidigressão pelo Este, jogando noite sim, noite não com Miami, Orlando e Indiana. Mesmo sem Kawhi, os pupilos de Pop vão manter o seu registo perfeito até ao final da semana. O Manu vai continuar a jogar 20 minutos ao nível que nos habituou a jogar 40, porque aos 40 anos continua a jogar como se tivesse 20 (esqueçam o facto de agora estar careca). O Aldridge vai continuar a aproveitar para encher a folha de estatística, motivado pelo novo contrato que assinou e pela ausência da “Garra”. E a cada noite vai continuar a aparecer um complemento diferente bem à imagem colectiva dos Spurs, enquanto defensivamente continuam a levar as outras equipas à escola. Já diz o ditado, as únicas coisas certas nesta vida são a morte, os impostos e os Spurs.

TRIPLO: Russel Westbrook e Joel Embiid jogadores da semana
Tenho um feeling que o Miguel vai dizer que o Giannis (depois da forma que exibiu nos três primeiros jogos da época) e o Harden (aproveitando o facto do CP3 andar encostado às boxes) serão os MVPs da semana. Tão previsível! Mas eu sou fã de gajos com mamba mentality. O Westbrook já provou que a tem e esta semana terá algo a provar, até porque os Thunder vão a Minnesota trazer a desforra da noite de domingo. Menos 20 pontos e 10 assistências por jogo é derrota! (Oh Adams, dá lá um jeitinho e volta a deixar ficar os ressaltos para o menino…). O Embiid começou a época em subrendimento e os seus Sixers ainda não ganharam… Está na hora do Processo dar o salto e deixar de caminhar ao ritmo da justiça portuguesa! Philly vai entrar de pitões em Detroit, receber e matar os Houston para a primeira vitória da época e depois vai a Dallas dizer ao Dirk que está na altura de meter os papéis para a reforma! 25 pontos, 10 ressaltos, 3 desarmes e 3 triplos por jogo para o camaronês são as minhas previsões.

 

Miguel Tavares

LANCE LIVRE: Chicago vai ser varrido (0V-3D)
Este é, supostamente, o palpite mais fácil e, por isso mesmo o que menos pontos dá. Por isso mesmo não me sinto em condições para arriscar – há que ir pelo seguro. E nesta época, parece não haver nada tão seguro como apostar no insucesso dos Bulls. E acreditem que sei do que falo: crescer nos anos 90 a ver a NBA e não ser fã de Chicago era tarefa complicada. Mas em 2017, além do símbolo, dos equipamentos, do United Center e da estátua de Jordan, pouco mais se aproveita daquela equipa. Mais uma semana dura para os “meus” Bulls, com três derrotas no saco: visita a Cleveland e recepção aos Hawks e Thunder.

DUPLO: Giannis Antetokounmpo e James Harden jogadores da semana
Para dois pontos vou confiar no seguro de saúde que é Giannis Antetokounmpo (parêntesis para dizer, acho que o grego joga bem de propósito para obrigar a que todos os escribas deste Mundo aprendam a escrever seu nome sem precisar de ir ao Google) e arriscar num James Harden para jogadores da semana. Quanto ao “Greek Freak” pouco há a dizer: é qualidade a mais! E pensar que o menino ainda só conta 22 aninhos… Sei que estamos numa fase em que é arriscado dizer isto, mas aqui vai: razão tem o Kevin Durant quando diz que Giannis Antetokounmpo (sem ir ao Google) tem potencial para ser o melhor de sempre! James Harden é uma escolha um pouco mais arriscada dada a quantidade absurda de talento individual que há na Conferência Oeste. Mas com Chris Paul de fora, ‘The Beard’ volta ao papel de destaque da temporada anterior: jogar bloqueio directo e 1 contra 1 até à exaustão, alimentar os atiradores e fazer viagens infindáveis para a linha de lance livre. Com os Rockets a fazerem quatro jogos, acredito que Harden leve o prémio de jogador da semana para Houston.

TRIPLO: Russell Westbrook faz, pelo menos, um triplo-duplo
Sim, eu sei que supostamente isto seria um triplo, e a jogada mais arriscada. Mas gostava de vos lembrar duas coisas: primeiro, lançar não é nada o meu forte, por isso qualquer acto é arriscado; segundo, não estamos em 2016/17. Com Carmelo Anthony e Paul George a juntarem-se à festa privada de Westbrook, e com todos a passarem pela fase de adaptação e integração, os números do MVP do ano passado baixaram consideravelmente. Outra coisa não era de esperar. Ainda assim, no primeiro jogo da época este ser humano (que, na minha opinião, deveria ser geneticamente testado para percebermos até que ponto não há ali nada sobrenatural) arrancou logo com o triplo-duplo da ordem, pelo que fico com alguma esperança para esta semana que agora começa. OKC recebe em casa os Pacers e vai depois a Minnesota e Chicago. Duas equipas do fundo da tabela do Este e uma jovem equipa ainda longe de defender como o seu treinador quer (pobre Thibs). Acredito que Wesbrook vai dar um ar de sua graça!

 

por RUI COSTA e MIGUEL TAVARES

Autor

Borracha Laranja

Subscreva a nossa Newsletter