Neemias Queta apontado ao top-20 do draft?

por mar 2, 2021

Os jornalistas norte-americanos Chad Ford (ESPN) e John Hollinger (The Athletic) falaram, esta semana, do poste português Neemias Queta durante o podcast “Chad Ford’s NBA Big Board”. Numa análise a nomes pouco falados como ‘prospects’ para o draft da NBA de 2021, e na sequência de um artigo recente de Hollinger sobre jogadores da NCAA subvalorizados, Neemias foi apontado como um jogador a ter em conta como possível surpresa no top-20 do próximo draft.

Eis o excerto da conversa entre Ford e Hollinger sobre o poste luso, que pode ser ouvido entre os minutos 41’26’’ e 44’18’’:

Chad Ford: “Abriste a tua coluna da última semana com um jogador grande, de Portugal, que joga em Utah State. Não há muita gente a ver jogos de Utah State, nesta altura, e escreveste quase mil palavras sobre ele. Fala-nos de Neemias Queta.”

John Hollinger: “É um ‘7-footer’ (jogador de mais de 2,10 metros) de Utah State. Penso que é um jogador muito interessante. Teve algum ‘buzz’ de primeira ronda há dois anos, mas as coisas não correram bem no NBA Combine e acabou por retirar o nome do draft. E no ano passado, todos se esqueceram dele. Sofreu uma lesão e não jogou mal, mas os números não foram assim tão melhores do que no ano anterior. Julgo que as pessoas o descartaram um pouco, porque estamos sempre à procura da ‘next big thing’. Não houve grande ‘buzz’ quando esta época começou, mas tem estado impressionante. É claramente o melhor jogador da conferência Mountain West. Excelente a desarmar lançamentos, mas também um jogador efetivo em situações de 1×1. Faz ganchos com ambas as mãos, movimentos ‘spin’… Não é um zero no meio-campo ofensivo, como muitos jogadores da altura dele. Melhorou muito ao nível do passe a partir das posições interiores, porque sofre muitas situações de 2×1 naquela conferência e, portanto, tem um taxa elevada de assistências. É bem vísivel o seu ‘feel’ pelo jogo. Portugal não tem uma cultura de basquetebol enorme, só se fala do Cristiano Ronaldo por lá. O Neemias ainda está a desenvolver-se e a única coisa contra ele é que é um poste tradicional. Não tem sido mencionado em ‘mock drafts’, mas, para mim, é claramente top-40.”

Chad Ford: “Essa foi a surpresa. Ver que o John Hollinger abria a sua columa com um ‘7-footer’, de terceiro ano, poste tradicional.”

John Hollinger: “Existem argumentos para justificar uma escolha no draft de um atleta destes. Quando fazes um ‘draft board’, eu penso que o Neemias tem que estar no top-40, provavelmente no top-30 e pode mesmo dar-se o caso de ser escolhido no final do top-20.”

Neemias Queta tem estado em grande plano, esta época, nos Utah State Aggies. A fazer as melhores médias na carreira universitária, o poste assinou um mês de fevereiro extraordinário, com médias de 23.6 pontos, 11.2 ressaltos, 2.4 assistências, 1.0 roubos de bola e 2.6 desarmes de lançamento. Pelo meio, registou o seu máximo pessoal de 32 pontos numa derrota frente a Boise State.

por RICARDO BRITO REIS

Autor

Ricardo Brito Reis

Subscreva a nossa Newsletter