Magia nos dedos de Vasilije Micić [VÍDEO]

por fev 12, 2024

Vasilije Micić é um nome sobejamente conhecido de quem acompanha com atenção o basquetebol europeu e, em especial, a EuroLeague. Na principal prova de clubes do Velho Continente, o base sérvio foi MVP da fase regular em 2020-21, e MVP da Final Four e campeão europeu em 2021 e 2022, entre outras distinções individuais.

Escolhido no draft da NBA pelos Philadelphia 76ers em 2014, com a 52.ª escolha, Micić ficou na Europa e chegou ao estrelato ao serviço do Anadolu Efes Istambul. Esta época, aceitou o desafio dos Oklahoma City Thunder (e a proposta de contrato de três anos por mais de 23 milhões de dólares) e, aos 29 anos, estreou-se na liga norte-americana.

Em OKC mora uma equipa que está no topo da conferência Oeste e Micić, ainda em processo de adaptação à NBA, foi trocado para os Charlotte Hornets no trade deadline, depois de apenas 30 jogos pelos Thunder – apenas uma partida acima dos 20 minutos de utilização – e 21 DNP-CD (Did Not Play – Coach’s Decision).

A estreia em Charlotte não podia ter corrido melhor: 18 pontos (8/13 FG, 2/3 3P), 9 assistências e um ressalto, em 26’15” minutos. O contexto é tudo e, nos Hornets, Micić não tem pressão de estar numa equipa candidata a chegar longe nos playoffs, para além de que a concorrência na posição está limitada a LaMelo Ball, que tem sofrido com lesões, e Tre Mann, que viajou consigo de OKC.

Numa equipa com tanta juventude, a veterania e a experiência ao mais alto nível, pelo menos na Europa, podem ajudar o sérvio a estabilizar na NBA. O próximo passo será mostrar, de forma consistente, aquilo que o notabilizou no Efes e se viu a espaços em Oklahoma City: uma simbiose perfeita entre técnica individual e tomada de decisão, com uns pozinhos de magia na ponta dos dedos.

Autor

Ricardo Brito Reis

Subscreva a nossa Newsletter