Neemias Queta é campeão da NBA. O primeiro, e único, jogador português da história a ser escolhido no draft da liga norte-americana precisou de apenas três épocas para festejar a conquista do troféu Larry O’Brien.
De acordo com o site Basketball Reference, dos 4898 jogadores que passaram pela liga nos seus 78 anos de história, apenas 746 ganharam, pelo menos, um título. Desses, 87 são jogadores nascidos fora nos EUA, dos quais apenas 37 são europeus. Um é português e chama-se Neemias Esdras Barbosa Queta.
E a reacção à conquista do título, em declarações ao jornal A Bola no balneário dos Boston Celtics, no TD Garden, foi em bom português:
Encharcado em champanhe, Neemias disse à CLNS que gostaria de trazer o troféu Larry O’Brien a Portugal, nas curtas férias que terá este verão.
A notícia mereceu comentários das mais altas figuras do Estado português, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
“Os sonhos, no desporto como na vida, por mais difíceis que possam parecer, podem tornar-se realidade com trabalho, dedicação e empenho, e Neemias Queta é um grande exemplo de como um sonho que nasceu no Vale da Amoreira se tornou realidade no topo do desporto mundial. Parabéns Neemias por nunca teres desistido dos teus sonhos. Que o teu exemplo continue a inspirar os jovens portugueses!” – Marcelo Rebelo de Sousa
Neemias Queta é o primeiro português a sagrar-se campeão da NBA. Mais um resultado histórico para o desporto português. A garra lusitana está viva e a revelar-se a cada dia. Parabéns, Neemias e Celtics. – Luís Montenegro
Pela Federação Portuguesa de Basquetebol, as reacções chegaram através do presidente Manuel Fernandes, do Director Técnico Nacional, Nuno Manaia, e do selecionador nacional, Mário Gomes.
“É um feito extraordinário, possível de alcançar apenas graças à sua resiliência, ao seu enorme talento e à sua humildade. Sabendo o que quer e com uma mentalidade forte e inquebrantável, o Neemias conseguiu o que muitos só sonham. (…) O Neemias vem alimentar o sonho de milhares de jovens basquetebolistas no nosso país. Ao tornar-se na mais inspiradora referência do basquetebol português, prova que tudo é possível se formos determinados e acreditarmos no nosso valor.” – Manuel Fernandes
“É o subir de mais um degrau para um atleta português que tem feito um trajeto extraordinário. Quando Neemias Queta foi selecionado no draft, eu disse que nós precisávamos de ver miúdos na rua não só com camisolas de futebol, mas com camisolas do Neemias. E isso já se vê.” – Nuno Manaia
“É um sonho que se torna realidade, em primeiro lugar para o Neemias, mas muito importante também para o basquetebol português, que eu espero que gere uma onda de entusiasmo totalmente justificada. Ele vai saber dar tempo ao tempo, vai saber aproveitar as oportunidades que tiver e vai ser um jogador, estou convencido, com o seu espaço e com um espaço relevante na NBA. (…) Até há pouco tempo era uma miragem ter um jogador na NBA, e era uma miragem ainda maior ter um jogador integrado numa equipa campeã. Isso são sonhos que se concretizam e que alimentam outros sonhos.” – Mário Gomes
Depois de mais um capítulo de história na carreira do poste de 2,13 metros, não há muito tempo para descansar, até porque a continuidade na NBA ainda não é uma garantia. Os Celtics têm até dia 29 deste mês de junho para accionarem a team option que assegura a renovação do vínculo com Neemias para 2024-25.
Analisámos para o zerozero.pt a conquista do título pelo conjunto de Boston, o papel de Neemias Queta no 18.º campeonato da organização e o futuro imediato do internacional luso.
E na mais recente edição do podcast Bola ao Ar, falámos da história feita por Neemias Queta, do regresso dos Boston Celtics aos títulos, 16 anos depois, e da polémica sobre a atribuição do MVP das Finais.