Queta Report | A conversão do contrato de Neemias foi excepção à regra?

por maio 7, 2024

A conversão do contrato two-way de Neemias Queta para contrato standard pelos Boston Celtics, nos últimos dias da fase regular da temporada, levou-nos a questionar como se enquadraria o caso do português no contexto da liga no que diz respeito à postura das 30 equipas da NBA em relação a contratos two-way.

Na globalidade das últimas duas temporadas (2022-23 e 2023-24) , cada equipa da NBA contratou uma média de cerca de oito jogadores (quatro por temporada) com vínculos two-way. Desses oito por equipa, apenas um viu o seu contrato convertido para standard.

Eis alguns dados que a nossa pesquisa retornou:

  • Denver Nuggets e Orlando Magic foram as que assinaram menos jogadores two-way (5) e os New York Knicks a que assinou mais (14);
  • Denver Nuggets, Los Angeles Lakers e Utah Jazz foram as únicas equipas a não converter contratos two-way para standard nas últimas duas épocas;
  • New York Knicks (71%), Philadelphia 76ers (55%) e Los Angeles Lakers (50%) registaram as maiores percentagens de jogadores two-way dispensados;
  • Memphis Grizzlies (43%) e New Orleans Pelicans (38%) foram as equipas com as maiores taxas de conversão de contratos two-way para standard;
  • 32.9% dos jogadores com contrato two-way (81 de 246) foram dispensados [waived] durante o contrato;
  • Apenas 17.1% dos jogadores com contrato two-way (42 de 246) viram o seu contrato convertido para standard.

Analisámos todos os 246 contratos two-way assinados nas últimas duas épocas (via Spotrac, Basketball Reference e NBA.com), identificámos padrões das equipas da liga na gestão deste tipo de vínculos, fizemos o levantamento da utilização desses jogadores na NBA, e tentámos concluir se a conversão do contrato two-way de Neemias em contrato standard foi uma decisão expectável ou pouco comum.

Neste Queta Report de 39’17” minutos, respondemos às seguintes questões:

  1. Quantos jogadores com contrato two-way em 2023-24 tiveram o seu contrato convertido para standard e quantos deles são postes?
  2. Que diferenças existem entre as equipas de topo e as mais frágeis da liga na gestão de jogadores com contrato two-way?
  3. Dos jogadores com contrato convertido para standard, ao longo desta época, Neemias está entre os mais ou menos utilizados na NBA?
  4. Dos jogadores com contrato convertido para standard, ao longo desta época, quantos e quais mostraram qualidades para se fixarem na liga?
  5. Considerando o contexto das respectivas equipas e o espaço na rotação dos plantéis, e comparando qualidades individuais dos jogadores, a conversão do contrato de Neemias era mesmo expectável?

Vamos às respostas.

Autor

Ricardo Brito Reis

Subscreva a nossa Newsletter