Aposta na juventude

por out 4, 2017

A Liga Feminina arranca esta quinta-feira e, depois de uma última temporada com um equilíbrio a que nunca se tinha assistido, é aguardada com grande expetativa. A experiência dos últimos anos no basquetebol feminino leva-me a dizer que podemos ter de novo uma Liga equilibrada, no entanto é possível que seja um menor número de equipas a lutar pelo título.

As principais equipas candidatas ao título, e sem ordem específica, são o campeão GDESSA, o Benfica, o CAB Madeira, a Quinta dos Lombos, a União Sportiva e o Vagos. Como é óbvio, pode sempre surgir uma surpresa na prova, como tem acontecido em anos anteriores, e – claro -, as alterações que ocorrem durante a competição podem alterar este cenário.

As outras equipas (Académico, Algés, Boa Viagem, Olivais, Ovarense e Vitória) lutarão pelos restantes seis lugares, seja pelo apuramento para os playoffs ou pela permanência. No entanto, só quando terminar o prazo de troca e inscrições de atletas poderá fazer-se uma aferição mais concreta e com menor margem de erro.

Não vai ser fácil para as equipas da Liga colmatarem a saída de várias atletas que brilharam na última época e deram qualidade à competição, como as portuguesas Joana Lopes, Michelle Brandão e Tamara Milovac ou as estrangeiras Maria Blazejewski, EeTisha Riddle, Ezinne Kalu, Alexis Govan ou Aleighsa Welch.

Por outro lado, vai assistir-te a uma aposta ainda maior nas jovens jogadoras portuguesas, na maioria dos casos com presença nas seleções nacionais, colmatando a saída de várias atletas para outros campeonatos europeus e diversas universidades americanas, como também o facto de haver um número reduzido de atletas praticantes na faixa etária dos 25/30 anos.

É, por isso, expectável que tenhamos em campo várias atletas com menos de 18 anos e algumas delas com minutos, como Mariana Carvalho, Sara Guerreiro e Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos), Mariana Mendes, Maria Carvalho e Bruna Zagaria (Vagos), Ana Teresa Faustino, Carolina Jesus e Joana Lopes (GDESSA) e Maria Luísa Silva (Ovarense).

Que seja lançada a bola ao ar! Bons jogos e bom campeonato para todas as equipas!

por JOÃO SANTOS

Autor

João Santos

Subscreva a nossa Newsletter