Joe Mazzulla testa limites de Neemias Queta [VÍDEO]

por dez 30, 2023

Para alguém que tem o rótulo de especialista defensivo, Neemias Queta tem merecido mais minutos sobretudo nos jogos dos Boston Celtics em que consegue impactar o ataque da equipa de Joe Mazzulla. E, à medida que o treinador tem descoberto novas facetas do jogo de Neemias, a sua utilidade aumenta.

Mazzulla tem experimentado o poste de 2,13 metros em vários lineups diferentes e, à medida que a amostra vai crescendo, é possível concluir que Neemias encaixa melhor – por conseguir ser um factor mais relevante – em lineups com Derrick White, Payton Pritchard ou até Jaylen Brown como ballhandler, e perde protagonismo quando a bola está nas mãos de Jrue Holiday e Jayson Tatum.

Na verdade, até há registo de várias posses de bola com sucesso a partir do 2-man game Tatum-Queta, como já detalhámos aqui, mas a dieta de lançamentos da principal estrela dos Celtics é à base de isolamentos e criação individual, sem envolvimento de colegas. E quando Mazzulla apostou em dois bigs em simultâneo, a parelha de Queta com Kristaps Porziņģis não funcionou, enquanto a coabitação com o versátil Al Horford surpreendeu pela positiva.

Quanto à defesa, e apesar de Neemias ter revelado algumas dificuldades iniciais na assimilação dos esquemas da equipa, o técnico dos “verdes” tem elogiado a capacidade de aprendizagem do poste e continua a lançar-lhe novos desafios, com encaixes diferentes e o objectivo claro de conhecer os limites do seu atleta e perceber com o que pode contar no imediato e o que é necessário melhorar.

No back-to-back frente a Detroit Pistons e Toronto Raptors, as experiências de Mazzulla deixaram evidente de que forma Neemias pode ser extremamente útil ou anulado por completo, e revelaram capacidades podem dar mais versatilidade à equipa e, por consequência, mais tempo de jogo ao poste luso.

Neste artigo, vamos comparar as métricas avançadas de Neemias com o que nos mostra o filme destes dois jogos e tentar perceber se os números validam o que veem os olhos – os nossos e os de Joe Mazzulla – e se, de facto, o poste de 24 anos é mais talhado para alguns jogos do que para outros.

Comecemos pelos números. As métricas avançadas dizem que, dentro da equipa, há fits melhores e piores para Neemias. De acordo com o site oficial da NBA, os lineups que juntam o português a Derrick White ou a Jaylen Brown têm-se relevado muito produtivos nos dois lados do campo, e os encaixes com Sam Hauser ou Al Horford estão igualmente a dar bons resultados na coluna do Net Rating, que calcula a diferença entre eficiências ofensiva e defensiva.

Apesar da amostra pequena, os 3-man lineups seguem a mesma tendência.

E o eye test?

Autor

Ricardo Brito Reis

Subscreva a nossa Newsletter