O “Mano a Mano” está cada vez mais quentinho. O suposto base não lançador, passador por natureza, continua a sustentar a sua liderança à lei da bomba, enquanto o alegado bombardeiro seleciona tão mal os seus triplos que tem sobrevivido graças à pontaria certeira da linha de lance livre e à meia distância. Qual das tendências será quebrada primeiro?
Miguel Tavares
Vou contar-vos um segredo: Rui pediu-me para não facilitar tanto nos prognósticos de lance livre e duplos. Sacou de seu altruísmo e mostrou vontade de lutar e correr atrás do prejuízo, sem facilitismos. Óbvio que depois disso me chamou borrado e disse que lanço os piores triplos da história do basquetebol europeu – como se fosse preciso chegar a esta idade para me aperceber disso mesmo.
Mas, como de vez em quando gosto de satisfazer as vontades da plebe, vou seguir o pedido de Rui e arriscar menos nos prognósticos supostamente mais fáceis. E depois de ter passado a Rui a arte de bem comentar um jogo de basquetebol, vou agora passar-lhe a arte de bem levar na boca!
LANCE LIVRE: Pistons batem Nets
Reforçados e entusiasmados pela presença de Blake Griffin na Motown, os Pistons vão receber e bater os Nets e dar continuidade ao bom momento de forma que atravessam (quatro vitórias consecutivas no momento em que este texto foi escrito).
DUPLO: Blake para 25+ contra LAC
Ainda agora trocou de casa e já vai ter de defrontar a equipa que foi sua desde que tinha chegado à NBA: em Detroit vai haver lugar a um quentinho jogo entre os Pistons e os Clippers, e certamente que Blake Griffin quererá mostrar que o problema da equipa de Los Angeles não era ele, mas sim um senhor de nome Rivers. Só para ser mais claro, sim, falo do pai Rivers.
TRIPLO: semana normal para Westbrook
O famoso caso de “ou se ama ou se odeia”, Russell Westbrook, vai voltar a atacar. E como eu estou no lado da barricada que ama aquilo que o base de OKC faz no campo de basquetebol, acredito que o explosivo jogador irá acabar a semana com média de triplo-duplo. Logo para começar deslocação até Oakland para jogar contra o seu amigo do coração, Kevin Durant. Russ, por favor liga o modo Exterminador Implacável e vai atrás deles.
Rui Costa
Há gajos que nasceram com o dito virado para a lua… e depois há o Miguel! Esse energúmeno continua a ser bafejado pela estrelinha da sorte. No último segundo do último jogo da semana que interessava, o Al Horford fez isto e deu o triplo do empate ao Miguel. Posto isto, vou continuar a laborar humildemente, na esperança de que quem trabalha sempre alcança.
LANCE LIVRE: Chicago Bulls continuam a perder
Com naturalidade, os (meus) queridos Bulls do Miguel Tavares vão já em sete derrotas consecutivas. É o que tende a acontecer quando se manda embora o melhor jogador da equipa (boa sorte e um bem haja, Nikola Mirotic). Apesar disso, nem tudo são más notícias: Zach LaVine está de regresso à boa forma e marcou mais de 20 pontos nos últimos três jogos. Até ao final da semana recebem os Timberwolves e os Wizards, motivo pelo qual se vai estender o seu losing streak. Conto contigo, Fred Hoiberg!
DUPLO: Denver vai ganhar a Phoenix (quase) sem dormir
Na sexta os Nuggets tem a dificílima tarefa de ir jogar a Houston contra a segunda melhor equipa da NBA, os Rockets de Harden, CP3 & companhia. Ainda na mesma noite voarão até Phoenix (aprox. 1900km de distância) para, no dia seguinte, defrontarem uns Suns a descansar desde a noite de quarta-feira. Cada vez mais se conhece o impacto (negativo) que a falta de descanso tem no desporto e em particular nas equipas da NBA… mas a vontade de chegar aos playoffs vai ser motivação suficiente para os Nuggets não facilitarem.
TRIPLO: Portland e Charlotte perdem na mesma noite
Os Hornets recebem os Trailblazers na noite de quinta-feira. Independentemente do desfecho desse jogo, ambas as equipas vão perder no dia seguinte. Lillard este ano até é All-Star e McCollum marcou 50 pontos no último jogo de Janeiro, mas em Fevereiro ainda não conhecem o doce sabor da vitória. A deslocação a Sacramento será tão difícil quanto amarga. Já os Hornets de Michael Jordan, estão a tentar fazer um último esforço para chegar aos playoffs com a ajuda de Kemba Walker. Lamentavelmente para o GOAT, Ricky Rubio vai continuar a fazer das suas e os Hornets vão perder em Salt Lake City.
———
Resultado da semana: Miguel 3-3 Rui
Resultado acumulado: Miguel 34-33 Rui
por MIGUEL TAVARES e RUI COSTA