Mano a Mano: Regresso à normalidade

por nov 20, 2017

Miguel Tavares

Rui, esta semana não vou atacar a tua falta de bom-senso, nem injuriar-te. Vou estar do teu lado, na partilha do sofrimento pelas desfeitas causadas por um jovem letão de estatura e envergadura fora do normal. Já passei por isso de ficar mal por causa de Porzingod. Acredita em ti, vais conseguir sair dessa fossa em que te metes semana após semana.

Afinal ataquei mesmo a tua falta de bom-senso. Desculpa, não me controlei.

Decidiste ir para a uma semana a apostar nos jogadores grandes (Anthony Davis, DMC, Porzingis e Jokic). Deu grande barracada. O normal. Para manter a normalidade, espero mais uma semana de domínio para o meu lado. Espero também que não desistas de jogar.

 

LANCE LIVRE: Clippers terminam calvário

Já diz a sabedoria popular que não há mal que sempre dure. Assim o espera Doc Rivers (caso queira manter o seu emprego), Blake Griffin, DeAndre Jordan e restantes elementos dos Los Aangeles Clippers. A série já vai em oito derrotas consecutivas, mas acredito que terminará esta semana, apesar de todos os jogos da Lob City serem fora de portas. Não sou daqueles que vê em Doc Rivers um grande treinador – aliás, até acho que é bastante sobrevalorizado – mas mesmo assim acredito que os Clippers têm matéria suficiente para trazer uma vitória das deslocações a New York, Atlanta ou Sacramento. Acredito também que não irei acompanhar a transmissão televisiva de nenhum desses jogos.

 

DUPLO: Acaba a senda de vitórias dos Celtics

Já diz a sabedoria popular que tudo o que é bom sempre acaba. Estou um fã incondicional dos Celtics: seja por causa de Brad Stevens, por causa do que vai fazendo a dupla Jay-Jay, pelos equipamentos, pelo piso carismático ou pela atitude de lutar contra todas as adversidades. Ainda assim, a incrível sequência de vitórias que estão a protagonizar não vai passar desta semana. Seja em Indiana ou Miami, os C’s vão voltar a conhecer o sabor da derrota.

 

TRIPLO: OKC bate GSW e PG bate KD

Já diz a sabedoria popular que quem espera sempre alcança. E para quem gosta de reencontros recheados de sentimento, aí está um dos dias mais aguardados no calendário NBA: Kevin Durant regressa a Oklahoma City com um anel de campeão no dedo. À sua espera estará o MVP da temporada passada e os seus mais recentes amigos: Carmelo Anthony e Paul George. Aqui e ali os Thunder têm dado sinais de estar a ganhar entrosamento e a aparecer com bons momentos de basquetebol. Aqui e ali, mostram o contrário. Até agora, a temporada tem sido marcada pela falta de consistência de quem ainda se está a adaptar a jogar com três jogadores habituados a ter a bola na mão. No ano passado os confrontos Westbrook vs. Durant já eram apetecíveis e, agora que ‘Russ’ ganhou novos amigos, a luta poderá ser menos desigual e mais interessante. Acredito também que Paul George acabará o jogo com mais pontos marcados que Kevin Durant. Nem que tenha de contar com assistências especiais do seu base.

 

Rui Costa

Eu assumo. Não sei. Não tenho jeito para isto. Desenhar não é mesmo o meu forte… Mas da próxima vez que me quiseres dizer tal coisa, vê se ganhas um par deles e me dizes na cara. Agora, isto de fazeres de conta que continuas a não saber o que é um lançamento triplo não dá com nada, quer dizer, não dá com esta competição. Pelo menos para eu a ganhar! Pôr a melhor equipa da época, que não perde há 15 (19) jogos, a vencer um encontro como anfitrião (falta técnica à arbitragem como factor casa na NBA) é realmente uma aposta bem arriscada… Estou a pensar dar-te de borla os dois pontos dos Jazz, já que a forma como eles esmagaram os Magic por 40 pontos não pode ser considerada uma simples vitória. Por favor continua a apostar contra o coração – leia-se Bulls. O romântico que há em mim aplaude.

 

LANCE LIVRE: AD e DC somam 50+20 em vitória

Há quem me considere teimoso. Há ainda quem diga que a linha que separa teimosia de burrice é muito ténue. Pois bem, eu prefiro chamar-lhe resiliência – perguntam aos Spurs que adoptaram o mantra de Jacob Riis. O melhor que os AD/DC fizeram na semana passada foi 45+26+14 (pts+ress+ass) na única vitória dos Pelicans. Quero finalmente marcar um lance-livre e provar que tive apenas azar. Anthony Davis e DeMarcus vão conseguir pelo menos uma vitória enquanto somam 50 pontos e 20 ressaltos em conjunto. Tenho dito.

 

DUPLO: 76ers vencem, pelo menos, dois jogos

Os Philadelphia 76ers de Joel Embiid, Ben Simmons e Robert Covington (não esquecer Reddick e Saric) são uma das equipas mais excitantes de acompanhar na época 2017/18. Finalmente, parece ser possível confiar no tão famoso Processo. Mesmo com restrição de minutos (tem média de 29 minutos por jogo), Embiid vai continuar a aterrorizar as defesas adversárias enquanto Ben Simmons enche todas as categorias da folha de estatística e destrói os aros adversários. Com três jogos em casa (Utah, Portland e Orlando) no decorrer desta próxima semana, os 76ers vão afirmar-se na corrida aos playoffs da conferência Este. Acredito que vão vencer, pelo menos, dois destes três jogos.

 

TRIPLO: Houston vence festival ofensivo e Warriors sobrevivem em OKC

Quarta-feira será a noite quente da semana. São vários os jogos apetitosos, mas dou particular destaque a dois deles: Denver @ Houston e Golden State @ OKC. Os Rockets vão receber e vencer os Nuggets num jogo em que a soma dos pontos das duas equipas será superior a 240. Já os Warriors vão a casa dos Thunder superar a coming out party desta época por parte do Westbrook. O MVP da temporada passada vai dar o seu one-man show, mas não será suficiente para derrotar Curry, Durant & companhia.

 

———-

 

Resultado da semana: Miguel Tavares 3-0 Rui Costa

Resultado acumulado: Miguel Tavares 11-3 Rui Costa

 

por MIGUEL TAVARES e RUI COSTA

Autor

Borracha Laranja

Subscreva a nossa Newsletter